2007/06/09

 

Ser ou não ser titular, eis a questão!

Pensar que se está a premiar os professores mais experientes e responsáveis é uma falsa questão. Primeiro porque aqueles que estão no topo da carreira foram nos últimos anos deixando os cargos para os mais novos, tendo em conta a redução de horário e o desgaste decorrente de anos com responsabilidades no ensino e em segundo lugar, porque se trata de um presente envenenado, pois que se forem titulares terão que ocupar os cargos e funções para os quais já não encontram motivações. Acresce que muitos desses docentes nem sequer conseguem ter os 95 pontos, por terem exclusivamente dado aulas nos últimos 7 anos. Seguem-se aqueles que estando nos 8º e 9º escalões se vêm confinados às vagas abertas nos agrupamentos e à titularidade só chegam aqueles que por sorte tiveram mais direcções de turma no seu horário (atribuição do Executivo de cada escola) ou tiveram cargos por escolha dos grupos disciplinares nos últimos anos. E nestes escalões o grau de titular vai permitir mudança de escalão e consequente aumento de remuneração. E os outros que foram excelentes professores, se candidatam e não têm lugar? Será que estas medidas tiveram a ver com o mérito ou com razões economicistas? Gostaria de acreditar que há justiça, mas é difícil….

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