2004/11/17

 
Adeus Jerusalém!

Os habitantes de Gaza, os palestinianos em geral e todos aqueles que pensam que se deve respeitar a última vontade dos que morrem, sentiram um misto de revolta e desolação. Com efeito os israelitas não foram sensíveis ao pedido de Yasser Arafat de ser enterrado em Jerusalém.Imagino a tentação de alguns palestinianos de forçar as barreiras para dar cumprimento ao desejo do seu líder carismático.
Ramallah foi a morada consentida para o Homem que aí viveu os três últimos anos, praticamente como uma prisão. Há até quem ligue a morte de Arafat às precárias condições de vida em Ramallah.
Atitude diferente foi a dos franceses, cujo Presidente concedeu honras de Estado numa espécie de funeral prévio antes do voo, que levaria os restos mortais para o Cairo e depois Ramallah.
E para estarem presentes no funeral de Arafat, os responsáveis políticos tiveram que pedir uma autorização a Israel.
Aliás os israelitas quase impediram os habitantes do Sul de Gaza de se dirigirem à capital da Cisjordánia e consta que houve um morto e vários feridos. Daí que alguns se interroguem como se pode assim recomeçar as negociações para a criação de uma Palestina independente.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?