2004/10/05

 
O "ranking" do ensino secundário

Não podia estar mais de acordo com a análise feita por Vital Moreira no Público de hoje onde desmistifica o famoso "ranking" das escolas. Com efeito os maus resutados não se devem aos professores, gestão escolar ou equipamentos, mas sim aos alunos. Sabe-se que os alunos das classes média e média alta obtêm melhores resultados dado o facto de posssuírem em casa computador, livros e apoio dos pais que têm naturalmente um grau elevado de escolaridade (para já não falar das explicações a uma ou mais disciplinas) enquanto que os alunos oriundos de extractos sociais mais baixos obtêm piores resultados devido ao facto de terem pais com escolaridade mínima, não possuirem computadores, não terem hábitos de leitura e ainda serem obrigados a ajudar em tarefas no campo ou outras. No mesmo artigo VM insurge-se contra o facto do financiamento de escolas privadas em prejuízo do ensino público, que constitucionalmente depende do estado e deve ser apoiado porque se destina a todos. Ainda por cima apesar de serem algumas das privadas a situarem-se no topo do "ranking" existem muitas outras que estão a meio e fim da tabela.

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