2004/05/01

 
ZOOM!

Este é o título de uma exposição na Culturgest em Lisboa que tive a oportunidade de ver há dias. Dada a nossa proximidade com essa cultura no passado, achei oportuno dar notícia da mesma.
Trata-se de uma mostra de arte na Índia contemporânea. Nela podemos ver por exemplo o "Public Notice" de Jitish Kallat: espelhos de acrílico destorcidos oferecem-nos, queimado, o texto do famoso discurso de Nheru (Encontro com o destino), proferido na véspera da independência da Índia na noite de 14 para 15 de Agosto de 1947. Também Atul Dodiya recriou O Rinoceronte de Durer(1515) que o rei D. Manuel enviou ao Papa Leão X ,mas que se afogou antes de chegar ao destino.
De salientar ainda os textos poéticos inseridos, dos quais tomo como exemplo o seguinte:" Caro senhor Walter... ouvi dizer que há um vírus "I love you" que está a estragar todos os computadores. Espero que o seu computador esteja a salvo. Será este vìrus como um cancro que faz desaparecer todas as cartas? A Iayanita diz que gravou as minhas cartas num disco, ou algo assim, portanto estamos a salvo. Agora dizem que há um vírus novo. Mas o amor também é um vírus- dá-nos vida, mas também nos dá uma lenta agonia. Dá-nos todas as alegrias do mundo, mas depois também nos dá tristeza. No entanto o que seria do mundo sem amor?
Quando estive apaixonada e visitei o Paquistão, vi comida deliciosa, mas não comi nada, pois pensei que voltava e provava essa comida com o homem que amava. Isto é o amor do Hindustão. Mas, também ele me traiu.
Bem haja
Eu própria
Mona Ahmed"

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?