2004/05/10

 
Escândalo no Iraque

Não é possível passar em claro o comportamento reprovável de soldados norte-americanos e ingleses. Os media mostraram imagens chocantes das sevícias a que os prisioneiros foram sujeitos e de imediato os responsáveis máximos vieram pedir desculpa e apressaram-se a dizer que os autores dessas atrocidades seriam exemplarmente punidos. Mas quem são de facto os autores morais destas atrocidades e atropelo de todas as Convenções, como a de Genebra?
Uma das soldados norte-americanas já acusadas no escândalo de abusos sobre prisioneiros no Iraque, Sabrina Harman, disse ao jornal "The Washington Post" (WP) que a sua missão era "quebrar" os detidos antes destes serem interrogados, a mando dos serviços secretos americanos.
Lamentavelmente e independentemente dos verdadeiros culpados, vejo que uma mulher se comporta como os homens quando integra uma instituição predominantemente masculina como são as forças armadas. É urgente que as mulheres se posicionem de maneira diferente e ajudem a tornar as instituições mais credíveis.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?