2004/04/10

 
"ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ"
"O que se passa comigo, nesta altura da minha vida, pode ser traduzido em quatro ou oito palavras. Quanto mais velho, mais livre eu me sinto. E quanto mais livre me sinto, mais radical. E este livro aposta na radicalidade que aguenta ou não aguenta. E o meu nome está lá, fui eu que escrevi. Não faltará quem diga que eu acabei de fazer demagogia. Mas a demagogia má é sempre a dos outros" JOSÉ SARAMAGO durante a apresentação de "Ensaio Sobre a Lucidez" no Porto".
Ainda me encontro a ler as primeiras páginas do romance de Saramago, mas já dá para perceber a polémica que gira à sua volta. No entanto, o que realmente se passa na cabeça da maioria dos votantes é aquilo que descreve o autor do Ensaio Sobre a Lucidez. Mais, estou convicta de que, se não existisse caciquismo e demagogia dos candidatos a políticos, o número de abstenções seria muito maior do que o habitual.
Apesar disso, é evidente que numa democracia é preciso votar naqueles que nos representam nas diferentes instituições políticas, visto que não há outra saída. Mas no que eu acredito verdadeiramente é na cultura de movimentos cívicos independentes dos partidos e da sua pressão sobre o poder. Podem achar que isto é demagogia, mas tal como Saramago afirma: a demagogia má é sempre a dos outros... .

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?