2004/03/13

 
Quando a polícia zela pelos cidadãos

Fui hoje testemunha de um episódio que envolveu agentes da polícia, que me apraz registar.
Encontrei por acaso um jovem vestido de pijama e descalço a tocar insistentemente a uma campainha de um prédio. Como estava acompanhado de um homem,segui a minha marcha. No regreso, passada uma meia hora, deparo-me com a mesma cena, com a diferença de que agora o jovem estava sozinho. Resolvi dirigir-lhe a palavra e foi aí que me aperbi que era inglês. o que me levou a rapidamene puxar dos meus parcos conhecimentos da língua inglesa. Soube então que o jovem teria vindo do Hospital, onde lhe deram o pijama e o tinham puramente posto à porta do prédio,onde morava com outros amigos que não ouviam a campainha. Claro que é preciso acrescentar que a sua passagem pelo hospital se ficou a dever a uma noite de copos.
Entretanto chega um carro de polícia com dois agentes, possivelmente alertados pelo homem que eu vira anteriormente, e um deles dirigiu-se ao jovem imediatamente em Inglês. Vi que a minha presença já não se justificava, mas fiquei intrigada.
Por força do acaso, voltei a ver junto à praia o carro dos agentes com o jovem dentro. Um dos agentes estava fora da viatura a vigiar a praia e vai daí resolvi perguntar o que se tinha passado e foi o agente que me disse que procurava a roupa do jovem, pois este tinha aparecido nu na esquadra da polícia às 4 horas da manhã e por isso foi levado ao hospital. Entretanto tinham o jovem com ele até ser possível fazer com que entrasse em casa. Aproveitei para informar que tinha visto a porta do prédio aberta para limpeza e o agente agradeceu e disse que iria então tratar do assunto.
Ainda houve quem disssesse que o jovem tinha fugido do hospital, mas de acordo com a polícia tal não teria acontecido.
Fiquei profundamente chocada com a leviandade dos serviços do hospital e agradavelmente surpreendida com a actuação da polícia.
O que isto prova é que nem sempre aquela imagem do polícia bruto e insensível é verdadeira. Com esta forma de proceder , a polícia ganha credebilidade e nós cidadãos podemos confiar.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?