2004/03/12

 
O que diz Miguel Sousa Tavares

Li hoje o artigo de Miguel Sousa Tavares na sua habitual coluna do Público e fiquei profundamente decepcionada.
Começo pelo desagrado da graçola com que brinda Ana Drago como a "Vírgula" a propósito da sua participação num programa televisivo; a propósito gostaria de dizer que a vírgula, linguisticamente falando, faz toda a diferença para a compreensão dos discursos.
Não sei até que ponto, subjacente às suas apreciações, não haverá uma ponta de inveja pelas capacidades reveladas por Ana Drago não só nesse programa como nas suas outras intervenções ou então fala mais alto o famigerado machismo camuflado de intelectuais que se dizem modernos.
E vem tudo isto a propósito do artigo de Ana Drago no mesmo jornal de Segunda feira passada.
Ana Drago é antes o exemplo da jovem mulher que reflecte as mudanças que começam a emergir na sociedade portuguesa. E é nessa base que escreve o seu artigo sobre a despenalização do aborto, referindo a propósito o direito da mulher ao seu corpo. Descontextualizar isso é o que faz o articulista, que no entanto diz ser a favor dessa mesma despenalização. E apesar disso, acentua a tónica do direito da criança que vai nascer a ter um pai e uma mãe. E se for precisamente esse o caso; há pais que não assumem esse direito.
Não querendo personalizar, sabe o autor que há filhos que vivem, após o divórcio, preferencialmente com a mãe e será por isso que são menos felizes do que outros com pai e mãe? É por esses motivos que não vejo por que não seja possível a adopção de crianças por casais homossexuais.
O que Ana Drago refere são as muitas situações de atropelo aos direitos da mulher pelo mundo, como a mutilação dos orgãos genitais.
E com toda a certeza que o aborto é para a autora e a maioria das mulheres um facto traumatizante, que só se pratica em casos de extrema necessidade. Então que a lei seja mais conforme, de forma a que as mulheres não sejam criminalizadas e lhes assista o direito de o fazer em condições sanitárias normais.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?