2004/03/21

 
As eleições regionais francesas

Segundo o Público de hoje os franceses temem novo terramoto Le Pen nas eleições regionais de hoje . Isto para castigar o governo de direita, no que diz respeito à precariedade do emprego, dificuldades económicas e crise moral. Para acontecer isto, prevê-se uma abstenção de 40%, o que favoreceria a extrema esquerda e a extrema direita ou seja os opostos.
O que se joga aqui é a eleição dos conselhos regionais que têm por objectivo ocuparem-se de questões concretas do dia a dia nas regiões, como os transportes, as escolas, etc. E vem-me à memória uma aula de civilização francesa num estágio realizado em França há dois anos, onde foi dito que cada vez mais os cidadãos se desinteressavam das eleições regionais, porque os seus problemas só se resolviam com actos concretos de solidariedade e espírito de entre-ajuda, independentemente dos candidatos.
Por isso penso que o quadro actual se manterá semelhante ou seja a direita a controlar 13 regiões, a esquerda 8 e os centristas da UDF, uma.
De realçar que o não alinhamento da França na guerra do Iraque também pode ter a ver com a falta de necessidade de castigar Jean Pierre Raffarin.
Além disso numa sondagem do Le Monde, à pergunta se os massacres de Madrid iriam influenciar as eleições, 70% dos votantes disseram que não.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?